9.5 - A TV COLORIDA
(a) Ilustração do princípio do sistema de transmissão e recepção em cores.

Dominada a tecnologia do processamento de sinais de vídeo em preto e branco, a indústria eletrônica, a partir de 1954, nos EUA desenvolveu os primeiros sistemas padrão para transmissão de imagens coloridas. O transmissor,  em sua concepção básica, consistia de um conjunto de espelhos dicróicos, que decompunha a imagem  captada da cena nas três cores primárias: verde, vermelho e azul, cujos feixes incidiam simultaneamente sobre três câmeras de vídeo. (a)
As imagens coloridas, assim formadas, eram então transmitidas na forma de sinais compostos e combinados, denominados de luminância e crominância. A luminância, contendo apenas alguns componentes das três cores, forma no receptor apenas uma imagem cromática, semelhante à transmissão em preto e branco. O segundo sinal, responsável pela coloração da imagem, é modulado numa portadora adicional, chamada de sub portadora de crominância, cuja freqüência é maior que aquela do primeiro sinal, de maneira que se superpõe com o mínimo de interferência possível.
Um dos primeiros sistemas de televisão colorida totalmente eletrônico de tela ampla, desenvolvido pela RCA nos EUA, apresentado pela primeira vez no Instituto Franklin de Filadélfia em 1947.
Entretanto, como um das principais dificuldades deste sistema estava na composição óptica da imagem no receptor, esta foram superadas graças à invenção de tubos de raios catódicos com resposta luminosa em tricromia. Estes tubos foram desenvolvidos, considerando-se que pontos ou linhas das três cores primárias, colocadas em proximidade, tendem a criar o fenômeno da mistura de cor. Estes tubos lançados primeiramente pela RCA americana foram originalmente conhecidos como mascaras de sombra. Assim, diferente do tubo de raios catódicos em preto e branco, na tela, ao invés de usar uma camada contínua de fósforo, esta é agora formada por um conjunto regular de pontos de substâncias luminescentes, dispostos em grupos de três diferentes materiais para cada cor, correspondendo a um furo na mascara.
Por conseguinte, quando o feixe tricrômico atinge um furo na máscara, por exemplo o feixe modulado para o vermelho atinge o ponto vermelho e, assim, sucessivamente para cada cor primária. Os três feixes são desviados simultaneamente pelas bobinas defletoras, fazendo com que as três imagens, um para cada cor sejam produzidas continuamente.
A televisão colorida hoje em dia é um meio de comunicação de aplicação ilimitada cuja rápida  evolução foi acompanhada por um outro  não menos importante segmento tecnológico senão aquele da gravação dos sinais de vídeo.