|
(a) Ilustração do princípio do sistema
de transmissão e recepção em cores. |
Dominada a tecnologia do processamento de sinais de vídeo
em preto e branco, a indústria eletrônica, a partir de 1954,
nos EUA desenvolveu os primeiros sistemas padrão para transmissão
de imagens coloridas. O transmissor, em sua concepção
básica, consistia de um conjunto de espelhos dicróicos, que
decompunha a imagem captada da cena nas três cores primárias:
verde, vermelho e azul, cujos feixes incidiam simultaneamente
sobre três câmeras de vídeo. (a)
As imagens coloridas, assim formadas, eram então transmitidas
na forma de sinais compostos e combinados, denominados de
luminância e crominância. A luminância, contendo apenas alguns
componentes das três cores, forma no receptor apenas uma imagem
cromática, semelhante à transmissão em preto e branco. O segundo
sinal, responsável pela coloração da imagem, é modulado numa
portadora adicional, chamada de sub portadora de crominância,
cuja freqüência é maior que aquela do primeiro sinal, de maneira
que se superpõe com o mínimo de interferência possível.
|
Um dos primeiros sistemas de televisão
colorida totalmente eletrônico de tela ampla, desenvolvido
pela RCA nos EUA, apresentado pela primeira vez no Instituto
Franklin de Filadélfia em 1947. |
Entretanto, como um das principais dificuldades deste sistema
estava na composição óptica da imagem no receptor, esta foram
superadas graças à invenção de tubos de raios catódicos com
resposta luminosa em tricromia. Estes tubos foram desenvolvidos,
considerando-se que pontos ou linhas das três cores primárias,
colocadas em proximidade, tendem a criar o fenômeno da mistura
de cor. Estes tubos lançados primeiramente pela RCA americana
foram originalmente conhecidos como mascaras de sombra. Assim,
diferente do tubo de raios catódicos em preto e branco, na
tela, ao invés de usar uma camada contínua de fósforo, esta
é agora formada por um conjunto regular de pontos de substâncias
luminescentes, dispostos em grupos de três diferentes materiais
para cada cor, correspondendo a um furo na mascara.
Por conseguinte, quando o feixe tricrômico atinge um furo
na máscara, por exemplo o feixe modulado para o vermelho atinge
o ponto vermelho e, assim, sucessivamente para cada cor primária.
Os três feixes são desviados simultaneamente pelas bobinas
defletoras, fazendo com que as três imagens, um para cada
cor sejam produzidas continuamente.
A televisão colorida hoje em dia é um meio de comunicação de
aplicação ilimitada cuja rápida evolução foi acompanhada
por um outro não menos importante segmento tecnológico
senão aquele da gravação dos sinais de vídeo. |