8.4 -  OS CIENTISTAS NA GUERRA

Muitos foram os engenheiros e cientistas cujos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nos mais diversos campos da ciência e da tecnologia influíram consideravelmente para o surgimento de inúmeras inovações na Eletrônica voltada para fins bélicos. Dentre os seus principais nomes destacam-se:




Alec Reeves

1901-1971, professor do Imperial College em Londres e, posteriormente engenheiro da W. Electric International. Inventou em 1937 o processo de modulação por impulso além de desenvolver o RADAR sob codinome de OBOE.


Ernest Krammar
Nascido na Áustria em 1902, começou a trabalhar na Sociedade Lorenz em 1921 quando ocupou o cargo de diretor do seu departamento de navegação. Desenvolveu um sistema de auxílio a rádio-navegação conhecido como ELECTRA.

Henri Busignes
Foi engenheiro do Federal Telecommunication Laboratories quando chegou a presidência da empresa em 1949. No decurso da sua carreira teve cerca de 140 patentes principalmente no campo da rádio-navegação, quando em 1941 inventa o sistema inercial de navegação.


Lloyd Espenschied
Nascido em 1889, era físico e começou a trabalhar muito cedo na companhia United Wireless Telegraph. Após dois anos de estudo no Pratt Institute, atuou como engenheiro assistente na subsidiária da Cia. Telefunken nos EUA. Em 1918 realizou a primeira ligação telefônica por corrente portadora entre Baltimore e Pittsburgh, EUA. Em 1929 inventa um sistema de correntes portadoras usando cabos coaxiais.

 

Luis Walter Álvarez
Nascido em 1911, foi primeiramente professor da Universidade de Califórnia e prêmio Nobel de Física em 1968. Em 1942, trabalhando no Instituto de Tecnologia de Mssachusetts, desenvolveu o sistema GCA, Ground Control Approach, controle de aproximação orientado em terra.


 

Robert Watson-Watt
Nascido em 1892, foi professor da universidade de Dundee na Escócia e chefe do centro depesquisas de rádio do National Physical Laboratory. Em 1942 foi eleito conselheiro científico para a área de telecomunicações junto ao governo britânico. É considerado o pai do RADAR.