8.3.2 - EQUIPAMENTOS DE RADOCOMUNICAÇÃO DA 2ª GUERRA MUNDIAL

A segunda guerra mundial foi o cenário para um dos maiores desenvolvimentos da Eletrônica aplicada para fins bélicos. Os engenheiros lograram criar os mais precisos sistemas de navegação, novos métodos de detecção de submarinos como o SONAR, além de sofisticar a inteligência  eletrônica, através de complexos métodos de criptografia e contra-medidas eletrônicas.

(a)Rádiorreceptor modelo BC-348  fabricado para as forças armadas americanas em várias versões.
(b)Tranceptor modelo BC-611-J, fabricado nos EUA, pela Galvin Mfg. Co.
(c)Transmissor portátil de emergência modelo SCR-578 conhecido no jargão militar americano como Gibson girl.
(c)Transmissor portátil de emergência modelo SCR-578 conhecido no jargão militar americano como Gibson girl.
(e)Microfone modelo nº 7 para uso em transceptores de carros de combate do exército americano.
ilustração reproduzida do manual de instruções, AN-09-10-209 mostrando em vista explodida as principais partes do radio receptor modelo BC 348.

à esquerda, telefône de campanha modelo EE-8-B e, à direita, um modelo mais moderno, TA 43/PT, fabricados respectivamente pela Kellog Corporation e W.Electric, EUA.
Ilustração reproduzida do manual de instruções, AN-08-10-209 mostrando o sistema de alimentação denominado de Dynamotor, usado pelo radio receptor modelo BC-348

À direita rádio-receptor modelo SLR-M, também fabricado na versão SLR-F. Destinado a instalação em navios ou estações costeiras. Era conhecido como receptor moral, ou seja um receptor destinado ao entretenimento de tropas em áreas em conflito. Quando instalado em navios tinha os seus circuitos providos com blindagem especial de forma a bloquear a rádio-freqüência emitida pelo oscilador que podia ser detectada por aparelhos de radiogoniometria instalados nos submarinos inimigos e assim indicando a posição do navio. O principio de bloqueio ou circuito blindado de rádio-freqüência foi inventado pelo engenheiro americano Marvin Hobbs sob patente nº 2.314.309, quando trabalhando para a Scott Radio Laboratories, fabricante deste receptor.