7.2.1 - A Amplificação com Triodo
A partir de 1913, a válvula sofre contínuas modificações. Novos materiais são usados na fabricação dos seus elementos estruturais. Assim têm-se catodos revestidos com óxidos, técnica esta  desenvolvida por Wehnelt. O  tungstênio e o óxido de bário são empregados nos filamentos culminado com o aparecimento do filamento de liga de tungstênio tório inventado por Langmuir em 1921.
Surgia assim o triodo  uma válvula com três elementos estruturais, ou seja, o catodo, a placa e, o terceiro eletrodo ou grade de controle ou simplesmente grade, responsável pelas suas propriedades de aplicação.
Na amplificação com triodo, se aplica na grade uma alta tensão CC a qual não consome corrente apreciável. Os elétrons atraídos pela placa dependem agora do efeito combinado das polaridades da grade e da placa. Quando esta última é positiva, a tensão de grade se torna progressivamente mais negativa e, portanto, a placa se mostra menos receptiva em atrair elétrons; assim, a corrente de placa diminui.
Entretanto, a medida que a grade se torna menos negativa, a placa atrai rapidamente os elétrons, aumentando a corrente anódina. Por conseguinte, quando a tensão de grade varia de acordo com um sinal, a corrente de placa também varia com o mesmo. Como uma pequena tensão aplicada à grade é capaz de controlar uma corrente de placa comparativamente elevada, o sinal é então amplificado pela válvula.Nesta fase de conhecimento do comportamento elétrico do triodo tem-se então o desenvolvimento dos primeiros circuitos amplificadores, como por exemplo o circuito de polarização negativa de grade, do conceito de transcondutância proposto pro van der Bilj, bem como dos gráficos ou curvas com as características anódinas ou de placa. O triodo foi usado largamente nos sistemas de reprodução sonora até os meados  da década de 1930.
Estrutura da válvula triodo
Corte esquemático de uma válvula triodo mostrando os seus elementos estruturais.
Ilustração de uma curva com as características anódinas ou de placa de um triodo onde:
Ia = corrente de anodo
Va = tensão de anodo
Vg tensão do catodo
 
Vários tipos de triodos primitivos de origem americana:
a)Tipo 205D fabricado pela WE  em 1924
b)Tipo UV 201-A usando filamento de tungstênio puro
c)Tipo UX-201-A com filamento recoberto por óxido
Vários tipos de triodos de origem européia, fabricados entre 1920-1930:
a) Tipo E424N,  Philips usado como detector e amplificador
b) Tipo REN 904, Telefunken semelhante ao tipo E424N
c) Tipo A131, Philips usado em estágios de rádio-freqüência