11.9.2 - O CONCEITO DA CALCULADORA ANALÍTICA
Em 1823, o matemático inglês Charles Babbage desenvolveu o conceito do motor diferencial, considerado como o precursor do moderno computador digital. Na realidade, consistia da primeira calculadora analítica desenvolvida para auxiliar a marinha britânica nos cálculos necessários para a elaboração de cartas náuticas empregando tábuas de multiplicação, logaritmos, senos, co-seno, e, também, observações e medições de ordem física. Em sua concepção básica, a calculadora era composta da unidade de memória, para armazenamento dos dados inseridos através de cartões perfurados que davam as instruções necessárias para o aparelho realizar todas as operações aritméticas usando um registrador de dez dígitos e, a unidade de processamento com possibilidade de saída para um tipo de impressora de dados. É interessante notar que o emprego de cartões perfurados foi baseado num dispositivo para automação de teares desenvolvido em 1805 por Joseph Marie Jacquard.
Paralelamente, em 1848, o matemático George Boole desenvolve a teoria da lógica simbólica expondo através dela a possibilidade de se usar de simples expressões algébricas para exprimir lógica, surgindo assim álgebra boleana que em termos numéricos tinha conjuntos de 0 e 1 ou um sistema binário. Assim os modernos computadores podem usar deste sistema binário, com as suas partes lógicas executando operações binárias.
Em 1890, William S. Burroughs inventa uma máquina de adição e listagem usando de cartões perfurados. O mesmo princípio foi usado por Herman Hollerith para elaborar um sistema de processamento de dados solicitado pelo governo americano para a realização do senso demográfico de 1896.
No final do século XIX, o conceito de computador analógico surge com os trabalhos de James e William Thompson, este último conhecido como lorde Kelvin, que juntos constroem um aparelho conhecido como planímetro, composto de uma esfera e um integrador. Lorde Kelvin empregou este tipo de integrador em um analisador harmônico como, também, num dispositivo para prever o ciclo das marés.
De origem puramente mecânica, o computador torna-se um sistema eletrônico somente a partir da década de 1940, com o emprego da válvula termiônica. Assim, para efeito técno-histórico o seu desenvolvimento é analisado considerando-se os diversos estágios evolutivos, mais conhecidos como famílias ou gerações de computadores.