11.3.1.3 - O DESIGN INDUSTRIAL
Fig. 306 – ilustração de mobília no estilo do final do século XIX.
Juntamente com os enormes avanços nos processos de fabricação e tecnológicos do rádiorreceptor doméstico surge o design industrial, diretamente responsável pelo sucesso mercadológico entre os fabricantes.
Até o final da década de 1920, a madeira era ainda o principal material
Fig. 307 o famoso estilo de gabinete de rádio mais conhecido como “capelinha”.
usado pelos fabricantes, de forma que os gabinetes de rádiorreceptores domésticos seguiam os conceitos clássicos de mobílias, como por exemplo o estilo Luis XVI. Fig 306
Para efeitos de alocação histórica, a importância do design industrial inicia-se em 1930, quando nos EUA, Edward L. Comb projeta para a Philadelphia Storage Battery Company, logo em seguida Philco Radio, o estilo “Catedral”, também, conhecido no Brasil como “Capelinha”. O rádiorreceptor tipo Catedral foi um sucesso de vendas, tornando-se assim, até hoje, o mais popular e conhecido estilo de gabinete fabricado.fig 307
Em função da enorme concorrência e, principalmente devido a problemas econômicos mundiais onde se tem a crise da bolsa de Nova York em 1928, os fabricantes são pressionados cada vez mais a inovar tanto na parte técnica como comercial tornando-se a década de 1930, pródiga em desenvolvimentos de novos estilos de rádiorreceptores para fins domésticos.
Fig. 308 – ilustração do projeto de um gabinete para rádiorreceptor doméstico.

Assim, tanto na Europa com nos EUA, os fabricantes passam a ser orientados por consultores especializados no design industrial. De uma simples peça de mobília o rádiorreceptor domestico adquire agora forma própria, como exemplo, tem-se o modelo portátil TRANSOCEANIC, cujo estilo marcante foi projetado por Robert Davol Budlong, para a Zenith Radio, EUA. Fig 308