3.4 - ARQUITETOS DO RÁDIO MODERNO

Dentre os principais nomes que se destacaram no primoramento do moderno receptor tem-se:

- Earnest Humphrey Scott
Pioneiro na fabricação de receptores "state of art".

- Edwin Howard Armstrong
Inventor dos três principais tipos de circuitos, regenerativo, superheterodino e FM.

Edwin Howard Armstrong

Louis Alan Hazeltine
Professor do Steven Institute of Technology, EUA, desenvolveu o circuito conhecido como neutrodino. Hazeltine desenvolveu o circuito partindo de uma premissa puramente matemática considerando a válvula termiônica como um componente cujo desempenho deveria ser calculado e não simplesmente usado de forma experimental.
No circuito neutrodino tanto a seção de rádio freqüência sintonizada como na amplificação do áudio possuía filtros anti-ruídos ou estabilizadores, conhecidos como “neutrodos”, os quais neutralizavam os indesejáveis ruídos ou silvos causados pela oscilação da válvula no circuito. Numa época em que a ciência do rádio estava ainda na sua infância o receptor usando o circuito neutrodino foi um enorme sucesso e, Hazeltine é considerado como um inventor cujas únicas ferramentas usadas foram o lápis e a régua de cálculo, permitindo assim que o receptor tornar-se imune aos indesejáveis silvos e ruídos.
O termo "Neutrodino" foi originalmente cunhado por Willis H. Taylor, Jr. um participante do escritório Pennie - Davis - Marvin - Edmond advogados associados especializado em patentes. Originalmente o termo foi usado para que as chamados grupo independente de fabricantes de radio receptores, contornasse o problema surgido com litígio de patentes surgido com o trabalho de Hazeltine. No início, o grupo independente consistia basicamente os seguintes fabricantes: F.A.D Andrea (FADA), Freed-Eisemann and Garod. O termo "Neutrodino", foi inserido como "trademark" tão logo os primeiros receptores foram lançado no mercado pela FADA em 1923.